Entenda porque os whiskies adquirem idades diferentes

Por . em 15/06/2021

Todo entendedor de whisky sabe que a idade da bebida é um fator importante para o seu sabor. Apesar de sua relevância, muitas pessoas ainda não entendem essa informação no rótulo, que pode ser decisiva na escolha do produto. Nesse artigo vamos abordar temas que podem ajudar na interpretação desse dado.

Whisky, ou Uísque em português, é uma bebida alcoólica destilada de grãos envelhecida em barris, geralmente de carvalho. Testes apontam que o whisky ganha 60% do seu sabor de acordo com o tipo de barril utilizado no seu envelhecimento, por isso há muitas classificações baseadas no tipo de madeira usada para isso.

Existe um tempo mínimo de amadurecimento para a bebida ser considerada um whisky. Ele precisa ficar estagiando em barris por, no mínimo 3 anos, a partir daí, quanto mais tempo ele passar envelhecendo, mais ele assumirá características no seu sabor, absorvidas da madeira em que estagiou.

Os whiskies mais velhos, com a idade informada no rótulo, para serem considerados como tal, precisam que todos os blends que compõem as respectivas misturas finais, tenham idade de envelhecimento igual ou superior a que está descrita no rótulo.

Isso influência diretamente no valor, geralmente quanto maior a idade do whisky, mais caro ele se torna. Esse encarecimento não é por acaso, enquanto a bebida esta amadurecendo, ela tem o seu líquido evaporado (porção apelidada de “Parte dos Anjos”). A evaporação irá fazer diferença na concentração final do produto. Para se ter uma ideia da parte que se perde na evaporação, em 30 anos, metade do barril já evaporou.

Apesar do efeito que o tempo de amadurecimento exerce sobre a bebida, não significa que quanto mais velho o whisky seja, mais sabor ele terá. Existe uma série de outros fatores que podem determinar o resultado final da bebida como por exemplo: o tipo de barril utilizado no processo de maturação da bebida, se o barril já foi utilizado antes no envelhecimento de outro whisky, a região de produção, o blend final utilizado, entre outros fatores.

Agora é importante dizer que mesmo com a idade não informada no rótulo ou mesmo se informada em poucos anos, não interfere na qualidade de produção ou final do produto. Sempre lembramos que o melhor whisky é o que o seu paladar mais gosta, seja ele com 3 ou 21 anos.

O que importa é que agora você tem mais informações sobre o que aquele número impresso no rótulo significa na hora de escolher a sua garrafa! E falando em escolher, na Imigrantes Bebidas você encontra diversas opções de Whiskies com diferentes idades e tipos, e o melhor, com entrega em até 2h. Garanta já o seu! Cheer´s.

Comentários
0 Comentários
Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas