Conheça as principais regiões produtoras de whisky nos EUA

Por . em 22/11/2021

Produzido em vários países do mundo, o whisky é uma bebida que pode variar muito quanto ao ingrediente utilizado e o sabor final. A Escócia e a Irlanda são os pioneiros na sua produção, mas o maior volume produzido atualmente vem dos Estados Unidos. É de lá que vem o tradicional Bourbon e o famoso Tennessee Whiskey. Confira as principais regiões produtoras de whisky no EUA:

O whisky teve sua origem nos EUA com a chegada dos primeiros colonizadores nas novas colônias norte-americanas. Os pioneiros eram, na maioria, ingleses acostumados a beber cerveja e gin. Outro grupo, proveniente da Escócia e Irlanda, bebia whisky e trouxe o conhecimento para produzir a bebida no “Novo Mundo”. Eles se estabeleceram nos estados da Pensilvânia, Maryland e Virgínia e começaram a destilar o whisky com qualquer tipo de grão que estivesse disponível, como milho, cevada ou centeio.

O produto final acabou se transformando numa ótima moeda de troca e a facilidade de transporte e armazenagem do líquido fez com que o whisky logo se tornasse um dos produtos mais consumidos naquela época. Aproveitando-se disso, os governantes da época impuseram a primeira taxa de comercialização do produto, tentando obter recursos para sanar as finanças de administração.

Descontentes com essas medidas, muitos destiladores se recusaram a pagar e resolveram se mudar para novas terras que originaram o estado do Kentucky e Tennessee. O local escolhido para as primeiras fazendas era abastecido por água pura sem presença de ferro, que era fundamental para a destilação do whisky. A partir dessa época os dois estados ficaram marcados como os principais produtores de whisky americano.

Bourbon: Produzido principalmente no estado de Kentucky, é constituído de pelo menos 51% de milho e utiliza uma mistura de centeio, cevada e trigo. A bebida é envelhecida em barris novos de carvalho carbonizados, por no mínimo dois anos (esses, eventualmente, podem ser chamados de “straight Bourbon whiskey”). Os que tiverem mais de quatro anos devem ter o tempo de envelhecimento no rótulo. Seu sabor geralmente tem notas doces de baunilha, caramelo e madeira. Os destilados mais conhecidos dessa categoria são: Woodford Reserve, Jim Beam e Bulleit.

Tennessee: É considerado um subproduto do Bourbon, pois o método de produção é quase idêntico. Produzido exclusivamente no estado do Tennessee, segue todas as regras do Bourbon Whisky, mas tem um diferencial que fez a sua fama. É o método de filtragem utilizado, conhecido como “Lincoln County Process”, em que o whisky passa por carvão feito de madeira de bordo, que faz com que a bebida seja mais suave que o Bourbon. O Tennessee mais conhecido é o Jack Daniel’s.

Já experimentou algum deles? Ainda não? Conheça nossos rótulos e descubra qual é o seu preferido, temos tudo disponível em nosso site www.imigrantesbebidas.com.br para você aproveitar. Ah, e não esqueça de deixar aqui nos comentários o que achou dessa experiência.

Comentários
0 Comentários
Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas