Bem vindo ao Clã do Whisky!
 
 

A História do The Famous Grouse

 
 

THE FAMOUS GROUSE

No interior das montanhas, nas terras altas da Escócia, Turret, um lago com quase cinco quilômetros de cumprimento, assume-se como um marco na história do uísque mais vendido do país. O nevoeiro e o silêncio que pairam sobre o lago não escondem lendas como a de Loch Ness, mas é nas suas margens que a habita a famosa perdiz vermelha, símbolo do uísque THE FAMOUS GROUSE. Não é de se estranhar que seja no vale por onde correm as suas águas que esteja instalada a Glenturret Distillerys, a mais antiga destilaria escocesa e fabricante do famoso uísque.
-
A história
A história começou em 1800 na cidade de Perth na Escócia com a Mathew Gloag & Son, uma pequena mercearia que comercializava vinhos e uísques, fundada por Matthew Gloag. A empresa na época comprava uísques de várias destilarias espalhadas pelo Escócia, e quando a Rainha Vitória, visitou a cidade em 1842, o comerciante foi convidado a ser fornecedor de bebidas para o banquete real. Em 1870, seu filho William assumiu o negócio e começou a importar vinhos franceses para incrementar seu portifólio de produtos. Matthew Gloag, neto do fundador da empresa, localizada em um dos locais mais úmidos da Escócia, resolveu apostar na produção própria de uísque, vislumbrando a oportunidade de atingir os caçadores e pescadores que se deslocavam a Glenturret, que devido ao clima chuvoso e às terras montanhosas era propício ao consumo da bebida. Surgia assim em 1896 o uísque THE GROUSE. O comerciante optou em não batizá-lo com seu nome, como era comum na época, buscando inspiração na ave escocesa mais famosa, o Grouse, também conhecida como perdiz vermelha (Lagopus lagopus scoticus), alvo preferido dos caçadores provenientes do sul e muito abundante na região onde a empresa estava instalada.
-
-
O tradicional rótulo da bebida contendo uma perdiz vermelha foi desenhado por Phillippa, filha de Matthew. Era o começo do surgimento de um verdadeiro ícone escocês. A mascote da marca, Red Grouse, é uma ave da família dos tetrazes e ao contrário de outras espécies espalhadas pelo mundo que ficam com penas brancas no inverno, a espécie escocesa mantém a cor castanho-avermelhada durante as quatro estações. Daí a relação com o uísque, que mantém sua qualidade e cor ano após ano. Em pouco tempo o uísque ganhou enorme reputação e se tornou extremamente famoso, tendo seu nome mudado para THE FAMOUS GROUSE oficialmente no dia 12 de agosto de 1905. Foi a partir deste momento, que pelas mãos dos herdeiros, o uísque começou a ganhar ainda mais notoriedade.
-
-
Pouco depois, em 1907, o uísque havia se tornado tão famoso que a empresa precisou mudar para instalações maiores, localizada na mesma cidade e chamada Bordeaux House, que, passados dois séculos, deu lugar a um restaurante chamado THE FAMOUS GROUSE BAR que preserva alguns dos elementos originais da antiga loja. Em 1920, a famosa perdiz vermelha voou mais alto e começou a apresentar-se aos mercados internacionais. Durante o período de Lei Seca nos Estados Unidos, os americanos chegavam a viajar para o Caribe para poder degustar o THE FAMOUS GROUSE, agora o principal produto da empresa. Com o fim da lei seca nos Estados Unidos, o consumo do uísque explodiu, e a empresa, resolveu construir uma nova casa de envelhecimento para aumentar a produção. Esta atitude permitiu, que em 1939, quando foi iniciada a Segunda Guerra Mundial, a empresa tivesse estoque suficiente para os próximos 12 anos.
-
-
Mathew Gloag V, descendente direto do fundador da empresa, teve que vender os negócios em 1970 à Highland Distillers em virtude da morte súbita dos seus pais. Com a nova proprietária, que era já um fornecedor previlegiado da THE FAMOUS GROUSE, a marca teve um enorme crescimento no mercado doméstico, vendendo mais de um milhão de caixas em 1979 e alcançado a liderança no ano seguinte. Na década de 90, a mascote da marca, uma simpática perdiz vermelha (Red Grouse), fez sua estréia, em 1996, nos comerciais de televisão. Desde então, a mascote já estrelou mais de 24 aclamados comerciais. Atualmente, apostando forte em transmitir uma imagem consistente e elevar os índices de notoriedade do ícone, a empresa tem como grande objetivo aumentar o volume de negócio no exterior e, na Escócia, conquistar os consumidores mais novos. O lançamento de coquetéis como o Ginger Gouse e o Grouse and Apple ou novos produtos como o uísque Black Grouse, lançado em 2007, fazem parte da estratégia da empresa para conquistar novos hábitos de consumo e assim aumentar a carteira de clientes.
-
-
Recentemente a marca introduziu no Brasil uma grande novidade, criada em 2006: distribuiu em bares e restaurantes de São Paulo um software que imprime no rótulo da garrafa o nome do cliente. Desde então já foram vendidas mais de 15 mil garrafas do THE FAMOUS GROUSE.
-
-
As versões
Atualmente a linha de uísques THE FAMOUS GROUSE é composta por várias versões, resultado de misturas que levam os melhores maltes do mundo envelhecidos em barris de carvalho espanhol. A preferida pelos escoceses é o FAMOUS GROUSE FINEST, produzido com dois dos melhores maltes do mundo, o Haiglander Park e o The Macallan, e reconhecido por sua alta qualidade e extrema suavidade. Esta versão também é a mais popular e conhecida, sendo exportada para todos os mercados. As outras versões são:
THE BLACK GROUSE: Uísque de paladar frutado e sofisticado, especialmente no final. É muito vendido nos países Nórdicos, Alemanha, África do Sul e Holanda. O uísque foi batizado com esse nome devido a uma parceria com uma organização inglesa de proteção aos animais em perigo de extinção, como é o caso da rara perdiz negra (Black Grouse). A cada garrafa vendida, uma quantia é destinada a organização.
THE FAMOUSE GROUSE GOLD RESERVE: Produzido com os melhores maltes, entre eles, o Haiglander Park e o The Macallan, é um uísque envelhecido 12 anos com paladar rico, frutado e amadeirado. Este uísque é muito vendido na Grécia, Portugal, Estados Unidos, Luxemburgo, Alemanha e Reino Unido.
THE FAMOUS GROUSE MALT: Um Malt Whisky com buque floral, vendido em mercados como Tailândia, África do Sul, Chile e Chipre.
THE FAMOUS GROUSE 10 YEARS OLD MALT: Envelhecido 10 anos, este uísque é especificamente produzido para o Mercado do Reino Unido.
THE FAMOUS GROUSE 12 YEARS OLD MALT: Uísque envelhecido por 12 anos, sendo muito bem vendido nos países Nórdicos, Tailândia, Estados Unidos e Ásia.
THE FAMOUS GROUSE 15 YEARS OLD MALT: Envelhecido por 15 anos, este uísque possui uma cor ricamente dourada com buque extremamente marcante. É muito comercializado na Ásia, especialmente em países como a Tailândia, Hong Kong e Cingapura.
THE FAMOUS GROUSE 18 YEARS OLD MALT: O envelhecimento de 18 anos deixa este uísque com uma cor âmbar e um rico buque de jasmim. Seus principais mercado são a Tailândia, Estados Unidos, Rússia, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália.
THE FAMOUS GROUSE 21 YEARS OLD MALT: Envelhecido por 21 anos este uísque possui paladar cítrico com notas de chocolate e baunilha. É vendido especialmente na região asiática.
THE FAMOUS GROUSE 30 YEARS OLD MALT: Envelhecido por 30 anos, este uísque é o top de linha da marca, vendido em mercados selecionados.
-
-
Da destilação ao engarrafamento, cada produto pode receber mais de 8.000 verificações para garantir sua alta qualidade.
-
-
Uma experiência única
Num país fortemente marcado pela indústria do uísque, a destilaria Glenturret é um dos muitos atrativos da Escócia. Por ser considerado um local carismático para a marca, o grupo Edrington, atual proprietário do THE FAMOUS GROUSE, criou, em 2002, a The Famous Grouse Experience, uma experiência totalmente interativa onde os turistas podem conhecer um pouca mais da história e tradição da marca. Segundo o diretor geral do lugar, Jeremy Speirs, “quem se desloca à Escócia quer experimentar uísque. Existem milhares de pessoas ligadas a esta indústria que representa uma grande parte da cultura do país”“Bebemos um gole de uísque a cada três segundos, por isso percebemos e gostamos do nosso uísque”, explicou.
-

-
O visitante ficará sabendo que dois dos melhores ingredientes que fazem parte da mistura do THE FAMOUS GROUSE, o The Macallan - considerado o Rolls Royce dos uísques – e o Highland Park, juntam-se a muitos outros para fazer uma bebida única. A visita só não revela os segredos por detrás do uísque mais vendido na Escócia nos últimos 27 anos e que conta com uma participação de mercado superior a 50%. Em 2007, mais de 100 mil turistas visitaram a destilaria que, hoje em dia, dá continuidade ao negócio fundado pela família Gloag.
-
 
A maior garrafa de whisky do mundo
Dia 12 de Junho de 2012 o pessoal da The Famous Grouse recebeu o certificado do Guinness Book of Records como a maior garrafa de whisky do mundo com 200 litros. O mais legal do evento que aconteceu na destilaria de Glenturret (Escócia) é que foram duzentas pessoas que completaram a garrafa ao vivo antes de receber o certificado.  A nova garrafa supera a de Jack Daniel’s que tinha 184 litros e era a detentora do record anterior.
Dados corporativos
● Origem: Escócia
● Lançamento: 1896
● Criador: Matthew Gloag
● Sede mundial: Perth, Escócia
● Proprietário da marca: The Edrington Group
● Capital aberto: Não
● Chairman: Sir Ian Good
● CEO: Ian Curle
● Master Blender: John Ramsay
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Destilarias: 6
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Presença no Brasil: Reino Unido, Estados Unidos, Grécia e Portugal
● Funcionários: 900
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísques
● Mascote: Red Grouse
● Ícones: A perdiz vermelha de seu logotipo
● Slogan: Scotland’s Favourite Whisky.
● Website: www.famousgrouse.com
-
A marca no mundo
Atualmente, o THE FAMOUS GROUSE é uma marca global, sendo exportado para mais de 100 países, entre os quais Portugal que representa o quarto maior mercado, depois do Reino Unido, Estados Unidos e Grécia. Das dez variedades de uísque, o Finest é o mais vendido com uma quota mercado, dentro dos uísques novos, de 17,3%. Em 2009, o The Edrington Group, proprietário da marca, vendeu mais de 3.6 milhões de caixas do uísque.
-
Você sabia?
 A cada três segundos uma dose do uísque THE FAMOUS GROUSE é bebida na Escócia.
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com.br

 



Home

Quem somos

Loja

Cadastre-se

Contato

Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Adega do Vinho
Vodkas.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br

 

© 2012 www.cladowhisky.com.br - Propriedade da Imigrantes Bebidas - Desenvolvido por MKTEAM E-commerce Marketing
1385262